Os óculos existem há séculos, tempo mais do que suficiente para ter muitas curiosidades legais! 

  1. O primeiro sistema de auxílio à visão foi inventado por volta de 1000 dC. Era chamada de pedra de leitura – uma pequena esfera de vidro que foi colocada sobre letras e textos pequenos para ampliá-los afim de facilitar a leitura.
  2. Os óculos usáveis no rosto ​​foram vistos pela primeira vez na Itália por volta de 1284. Eles eram simplesmente lentes de vidro montadas em armações pesadas que eram seguradas manualmente ou usadas no nariz. Essas armações eram feitas de materiais naturais, como madeira, cobre, couro e osso.
  3. Os primeiros fabricantes espanhóis de óculos fixaram fitas nas lentes e as amarraram nas orelhas do usuário para impedir que escorregassem constantemente pelo nariz. Isso levou à eventual criação dos modernos hastes e pontes, que permitem que os óculos descansem confortavelmente na ponte do nariz e no topo das orelhas, sem escorregar na década de 1700.
  4. As lentes não são mais feitas de vidro! Hoje, as lentes são feitas de plástico de alta tecnologia que pode ser tratado para ter um filtro para proteger os olhos dos raios ultravioleta (UV) prejudiciais e, mais atual, a luz azul. Essas lentes são mais finas, mais leves e mais duráveis ​​que o vidro, já que não quebram facilmente e são mais resistentes a arranhões.
  5. Todos sabemos que Benjamin Franklin foi o pai fundador dos Estados Unidos e inventor do pára-raios, mas você sabia que ele também desenvolveu as lentes bifocais? Benjamin Franklin tinha dois pares de óculos. Cansado de trocá-los o tempo todo, ele cortou as lentes de seus dois pares de óculos e colocou metade de cada lente em um único quadro. A lente superior ajudou a ver objetos distantes, e as lentes inferiores, na parte inferior, ajudaram a ler e ver objetos próximos.
  6. Ao contrário da crença popular, o uso de óculos de outra pessoa não irá realmente prejudicar seus olhos. Não é recomendável ( e nem faz sentido), você poderá sentir dores de cabeça, tontura e enjôo por forçar seus olhos a trabalhar mais e fadiga ocular se usá-las por muito tempo, mas não causará danos permanentes.

A evolução dos óculos foi um grande marco para o mundo todo, além de se tornarem mais ergonômicos e estilosos, o seu custo se tornou acessível, facilitando e melhorando a vida de milhares de pessoas. Imagina conseguir trabalhar ou se focar sem conseguir enxergar um palmo na frente dos olhos? Com certeza ficamos felizes com esta invenção! E você, o que acha?